quinta-feira, 22 de abril de 2010

Gattaca

A Cena que me chamou atenção foi a que Vincent aceitou esquecer o seu passado e passou por todas as transformações físicas, inclusive a de colocar um aparelho nas pernas para aumentar a sua altura com o intuito de ficar mais parecido com Jerome. Essa transformação me levou ao capitulo quatro do livro na parte que trata da personalidade narcisista, no qual o individuo procura a perfeição para alcançar os seus objetivos, deixando de lado o seu passado, se tornando um ser individualista, fazendo assim com que a família perca totalmente o seu valor.
Isto acontece com Vincent, quando ele sai da casa dos pais decidido a mudar completamente o seu destino. Neste momento ele começa a lutar contra as imposições de uma sociedade perfeccionista e assume a identidade de outra pessoa (Jerome). Quando Vincent toma esta atitude ele acaba esquecendo também do próprio eu.
A forma como somos manipulados e forçados a sermos conforme a sociedade impõe, transparece bem neste filme. A maneira como a tecnologia pode construir uma sociedade controladora e discriminatória nós leva a pensar se todos os avanços são realmente uma forma de evolução ou uma forma de manipulação?

Um comentário:

  1. Luzineide,
    Excelente relação entre a cena e o tema escolhido do livro. Parabéns! Lêda

    ResponderExcluir